O sono infantil. Como dormem as crianças

Por que é tao importante que as crianças durmam bem

Vilma Medina

Vilma Medina

Criar hábitos na hora de dormir, adequados à cada idade da criança, pode ajudá-la a que durma e descanse melhor. É conveniente determinar e respeitar os horários de sono das crianças, bem como a hora que devem levantar-se, dia a dia.

O sono é importante durante todas as etapas das crianças, porque cumpre uma função reguladora no organismo delas.

As etapas de sono infantil

O sono infantil. Como devem dormir as crianças

Quando falamos em sono infantil, nos referimos ao período diurno ou noturno durante o qual as crianças descansam, assimilam e organizam o visto e aprendido, amadurecem física e psiquicamente, e iniciam e exercitam sua independência do mundo exterior e dos seus pais, por um tempo que é variável segundo sua idade e conduta.

O sono cumpre uma função reguladora e reparadora no organismo. É essencial para o controle da energia e temperatura corporal. O sono reabastece e restaura os processos corporais que sofreram durante o dia.

O sono REM. Sono de movimentos oculares rápidos (REM, sigla em inglês): é a fase ativa do sono, em que o cérebro permanece ativo. E também a mais curta.

O sono NÃO REM. Sono NÃO REM é a fase tranquila e profunda do sono. E também a mais longa.

O sono está dividido em quatro etapas que vai-se aprofundando progressivamente, e duram cerca de 90 minutos cada uma e sempre obedece a uma mesma ordem: sono REM (mais leve e curto) e o sono NÂO REM (mais profundo e longo). O que quer dizer que todos os bebês transitam por ciclos de sono superficial e profundo durante uma mesma noite. Conforme o bebê vai crescendo, o normal é que os sonos REM, vão diminuindo e os NÂO REM vão aumentando. Na idade de 4 meses, por exemplo, o bebê consegue dormir 3 ou 4 horas seguidas.

Durante os 90 minutos de sono profundo, acompanhado nos extremos pelo sono leve, o bebê experimenta um estado de semi alerta. Nesses momentos é quando o bebê está propenso a despertar-se. Mas minutos depois, entrará na fase mais profunda, completando seu descanso noturno de quase 8 horas.

Assim,  temos que respeitar esses intervalos não os interrompendo, para que se tornem uma rotina. Fazer com que a criança concilie o sono é uma tarefa difícil, um verdadeiro desafio. Mas se respeitamos seu ritmo, tudo será mais fácil. Um recém-nascido, por exemplo, já tem um modo próprio de dormir e de despertar-se. Aos pais cabem gerar o ambiente apropriado para que que isso se estabeleça. Se ao despertar, o bebê não encontra uma resposta imediata, se verá obrigado a encontrar sua própria rotina para seguir dormindo.

Como ajudar as crianças a que durmam melhor

O primeiro é estabelecer uma rotina, com horários e hábitos que façam as crianças se sentirme mais seguras. Logo, adotar atividades que atraiam as crianças para a cama. Para isso é necesario observar a criança prá saber o que a faz sentir mais calma e mais atraida à cama: uma canção, um conto, uma massagem

As etapas do sono infantil são muito pessoais, mas cabe aos pais ir orientando ao seu filho pouco a pouco ao sono. Os bebês normalmente dormem quando se sentem cansados. Só chorarão se sentem moléstias ou problemas para dormir. O ideal nestes momentos é ajudar-lhes a dormir, com uma canção de dormir, um colinho bem quentinho e cheio de afeto, uma chupeta, etc. O importante é não esquecer que toda atividade que se adopte para ajudar a dormir a um bebé, pode se transformar num hábito.

As crianças e o sonambulismo

As crianças e o sonambulismo

Uma em cada 10 crianças em idade escolar terá caminhado dormindo pelo menos uma vez. O sonambulismo é um transtorno do sono que faz com que uma criança, parcialmente adormecida,  desperte-se durante a noite, sente-se na cama com os olhos abertos e com uma olhada firme, podendo caminhar pelo seu quarto e fazer outras coisas, sem recordar-se depois do que fez.

Benefícios da massagem para os bebês

Benefícios da massagem para os bebês

A massagem transforma o bebê em um bebê saudável em todos os aspectos. Todos os bebês podem ser massageados. Assim que aproveite para massagear seu filhinho. A massagem pode desenvolver mais rapidamente a coordenação motora, aumentar suas reações musculares, além do que tornará o bebê mais receptivo e mais apto a reagir ao espaço que o rodeia.

O efeito da falta de sono nas crianças

O efeito da falta de sono nas crianças

Quando uma criança nao consegue dormir, a sua conduta se vê alterada. Ela não se comporta bem quando está em casa, nem no colégio, nem nas relações com os amiguinhos.

O que fazer para que o bebê tenha sonos felizes

O que fazer para que o bebê tenha sonos felizes

Durante o primeiro ano de vida de um bebê tudo pode alterar o seu sono. O bebê pode apresentar dificuldades para dormir quando tem mucos, quando sai o primeiro dentinho, quando começa ir para a creche, ou quando começa a engatinhar.

Mamãe, para que serve dormir?

Mamãe, para que serve dormir?

Dormir é uma atividade biológica fundamental para todos os mamíferos, particularmente os seres humanos, que cumpre múltiplas funções. Por essa razão, a gente pode entender porque passamos dormindo aproximadamente a terça parte das nossas vidas.

Durma como um bebê

Durma como um bebê

No recém-nascido, a alimentação marca as horas de sono, e em certas ocasiões são os pais quem alteram a forma natural do bebê dormir. É muito importante entendermos o sono do recém-nascido para a gente se dar conta que interrompê-lo para dar de comer pode interferir na sua evolução natural.

A primeira vez que a criança dorme fora de casa

A primeira vez que a criança dorme fora de casa

Acredito que, na maioria dos casos, quem passa pior quando os filhos dormem fora de casa são os pais. Para os pequenos tudo é novidade. Eles não se cansam de dizer como é gostoso dormir na casa de amigos. Como você se sente quando o seu pequeno dorme fora?

O dilema de um bebê: como ou durmo?

O dilema de um bebê: como ou durmo?

Se existe algo que os bebês necessitam nos seus primeiros dias de vida é dormir. Mas, é claro que também precisam comer. É aí que acontece o grande dilema: o que acontece quando um bebê tem fome e sono ao mesmo tempo?

41 comentarios

  • Luisa abreu

    2015-05-12 16:38:53

    ola chamo Luisa e eu tenho um problema tenho um filho de três anos e quatro meses e eu para o adormecer tinho de me deitar com ele na cama dele por vezes ele adormece logo mas a dias que demora está sempre a voltas será que do calor é que tipo de pijama devo vesti lo? Porque ele a meio da noite acordada a chorar e esticar se todo será mesm do calor? E o quarto deve estar escuro? E como faze lo para ele ir dormir sozinho e toda a noite. Ajuda me ps: ele ainda na creche e lá eles dormem a sesta...e eu em casa por vezes não o ponho a dormir a dias que dorme toda a noite mas a outras que não mesmo que não dorme a sesta de tarde...a que horas devemos por lo adormir porque ele por vezes diz que não quer dormir...outra pergunta as crianças devem ver bonequinhos a noite antes de dormir? Bem acho que é tudo respondem se faz favor e boa tarde

  • camila cari

    2015-01-04 20:28:49

    o que fazer minha filha tem 1 ano e 4 meses, dorme bem durante o dia, mas a noite se mexe muito e acaba acordando, ponho na minha cama ate que pegue o sono, ponho no berco e continua a mesma coisa. E sempre foi de dormi bem desde recem nascida foi de dormi bem. Depois de 1 ano as noites se torna tubulenta, o que fazer.

  • layse oliveira bonfim

    2014-11-05 02:40:10

    minha filha de 9 meses quando dorme ela fica a noite toda batendo com as pernas na cama, e se mexe muito sempre acorda chorando no meio da noite.

  • BIANCA

    2014-09-07 00:01:50

    MEU FILHO TEM 5 ANOS VAI FAZER 6 PODE TOMA MARACUGINA

  • Alinne

    2013-12-04 01:25:07

    Oi, tenho uma filha de 3 anos de idade ela sempre dormiu mt bem e agora tenho um bebê de 5 meses tem noites que ele dorme tranquilo só acorda uma vez pra mamar e volta a dormir de novo mais tem noites que ele acorda umas 6 vezes...Só quer dormir no peito. O que devo fazer.

  • paulo henrique

    2013-11-15 02:43:18

    legal

  • Eduardo

    2013-08-12 03:47:25

    Meu filho tem ano e meses e durante o sono a noite ele fica muito inquieto e repuxa as pernas os braços só q um de cada vez quase seguindo uma ordem aleatória nunca vi nada igual alguem sabe me dizer o q é o falou q é espasmo a ele ja teve convulsão por duas vezes ...

  • Cris

    2013-07-18 16:01:03

    Minha filha tem 1ano e 5 meses ela janta na escola as 17:00 é necessário dar de novo janta quando chega em casa,ou dou outro alimento...me responda obrigado

  • patricia

    2013-04-12 15:35:43

    minha filha tem 1 ano e 3 mese nao dorme a noite rola no berço chora so fica rolando so dorme 5 hs da manha .alguem pode me ajuda por favor .

  • Adriana

    2013-02-19 20:13:11

    A minha filha tem 1 ano e 4 meses e nao dorme bem nen a noite e didia o que faser ela mama no peito sera por isso?

Ad