Ordem de nascimento dos dentes de leite nos bebês

A ordem de saída dos dentes de leite dos bebês depende de cada criança

Vilma Medina

Vilma Medina

Os nascimento do primeiro dente de um bebê é um acontecimento que jamais se esquece. Normalmente, pode aparecer por volta dos seis meses de nascimento e coincidir com as mudanças na alimentação.

Os dentes de leite são muito importantes por vários motivos, pois os dentinhos do bebê auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face e na estética da criança. Mesmo assim, temos que considerar algumas variações.

Os primeiros dentes do bebê

Os primeiros dentinhos do bebê

Existem bebês que chegam a nascer com algum dente. Assim como existem outros que têm que esperar até os 12 meses para aparecer algum dentinho. Os pais devem estar atentos à dentiçao dos bebês e informar ao pediatra qualquer alteraçao que exista. Quando um dente está para nascer, se pode observar um pequeno nódulo de cor pálida na gengiva do bebê.

Quando sairá o primeiro dente no bebê é uma das dúvidas de muitas mães. Geralmente os primeiros dentinhos aparecem à partir dos 6 meses. Os primeiros dentes do bebê são chamados de incisivo central inferior. Não é muito difícil de perceber quando os dentes do seu filho vão aparecer, o primeiro sinal é reparar na gengiva, ela fica mais inchada e avermelhada, o bebê também saliva mais que o normal, e ele fica bastante inquieto querendo morder tudo o que vier pela frente.

Isso acontece porque o bebê sente uma coceira incômoda na gengiva, então ele sente necessidade de morder alguma coisa, existem no mercado diversos mordedores para ajudar nessa fase dos dentes do bebê, inclusive tem mordedores especiais com água dentro, que no calor você pode deixar na geladeira e dar para o seu bebê morder, com o mordedor geladinho ajuda bastante a aliviar a coceira da gengiva do bebê.

Até os 3 anos de idade, de uma forma geral, a criança já terá 20 dentes de leite, que são os 10 dentinhos do maxilar superior e os 10 dentinhos do maxilar inferior.

Ordem de aparição dos dentes de leite

Dentes incisivos inferiores
Entre os 5 e os 12 meses.

Dentes incisivos superiores
Entre os 7 e os 10 meses.

Dentes laterais superiores e inferiores
Entre os 9 e os 12 meses

Primeiros molares superiores e inferiores
Entre os 12 e os 18 meses.

Caninos superiores e inferiores
Entre os 18 e os 24 meses.

Segundos molares inferiores e superiores
Entre os 24 e os 30 meses.

Higiene e limpeza dos dentes das crianças

Higiene e limpeza dos dentes das crianças

Como limpar os dentes das crianças. Os hábitos para o cuidado da dentição, começam a desenvolver-se quando o bebê tem quatro meses, ou seja, quando está deixando o leite materno e começa a tomar algumas papinhas e outras comidas.

Quando caem os dentes de leite do bebê

Quando caem os dentes de leite do bebê

Quando os dentes de leite são substituídos pelos dentes definitivos. A queda dos primeiros dentes não escolhe dia nem hora. Mas é normal que isso ocorra a partir do quinto aniversário da criança.

Por que os bebês choram sem lágrimas

Por que os bebês choram sem lágrimas

Quando você escuta o seu bebê chorar, o normal é que você vá correndo para ver o que ele necessita. Seguramente para você é estranho comprovar que o seu bebê chora intensamente e, no entanto, não solta nenhuma lágrima. É um choro de mentira? Muitos pais pensam assim. Mas, mentira ou não, o certo é que quando um bebê chora, com lágrimas ou sem elas, é porque necessita de algo.

Nomes para crianças. Nomes raros, mas bonitos

Nomes para crianças. Nomes raros, mas bonitos

Se os pais gostam de nomes pouco conhecidos, originais e com um toque muito pessoal, a gente elaborou uma lista de 10 nomes raros, mas bonitos para crianças. Com certeza você vai encontrar o nome ideal para o seu bebê.

10 nomes árabes para meninas

10 nomes árabes para meninas

Os nomes de origem árabe para meninas são nomes com significados muito atrativos e com uma musicalidade especial que enche de encanto. Esta nossa lista de 10 nomes árabes para meninas, com certeza você encontrará o nome ideal para o seu bebê.

Benefícios dos probióticos para bebês, crianças e gestantes

Benefícios dos probióticos para bebês, crianças e gestantes

Os probióticos são microorganismos vivos que promovem benefícios para a saúde, especialmente nas mulheres, gestantes, bebês e crianças. Nas mulheres, os benefícios dos probióticos ajudam a melhorar os sintomas da astenia primaveril, problemas de cansaço, períodos de aleitamento, ao mesmo tempo em que reforçam as defesas.

140 comentarios

  • Renan Gonçalves

    2017-04-13 15:47:39

    com certeza... algumas crianças conseguem ter os dentinhos antes, meu filho de 2 meses também teve igual não se preucupe, qualquer coisa leve-o no dentista

  • Wanilda Moraes Sardinha

    2017-02-07 21:03:49

    Gostaria de fazer os tratamento como posso me escrever o que é preciso?

  • silvana

    2015-11-24 05:10:41

    minha filha tem 6 meses emeio nasceram 2 dentinho antes do 6 e ja nasceu o 1 de cima

  • renata

    2015-10-26 13:34:42

    Meu filho esta com 3 anos e 8 meses e perdeu seu primeiro dentinho, o mesmo ja nasceu tortinho e havia se movimentado bastante isso é normal? será que esse foi o motivo da queda?

  • David ricardo Dias da Silva

    2015-09-24 16:15:18

    Meu bebe tem 11 meses e já nasceram incisivos inferiores e agora estão nascendo os laterais e não os incisivos superiores isso é normal?

  • ana paula macedo pereira

    2015-08-09 14:12:13

    olha meu filho esta com 8 meses e os primeiros dentinhos dele foi caninos superior

  • Luciana Alves

    2015-05-27 19:23:31

    minha filha tem 9 messes nasceu o primeiro dentinho no lado de cima é normal?

  • RAFAEL

    2015-04-20 22:39:14

    minha filha teve cárie de mamadeira, e quebrou os quatro dentinhos da frente, é possível realizar uma reconstrução para fins de estética e não prejudicá-la tanto contra o bulling na escola, quanto na fala.

  • LUCIENE

    2015-02-24 18:14:48

    olá! minha filha perdeo o dentinho da frente, e ela só tem 3 anos, o que devo fazer?

  • Luciene

    2015-02-24 18:07:17

    olá! minha filha perdeo o dentinho da frente, e ela só tem 3 anos, o que devo fazer?

Ad