Poesias infantis. Poesias para crianças

A poesia foi escrita para ser lida, compreendida e meditada

Vilma Medina
Vilma Medina Diretora de Guiainfantil.com

É um grande prazer mergulhar no mundo dos versos, das rimas, da expressão e da arte literária. A poesia foi escrita para ser lida, compreendida e refletida. Só assim se pode desfrutar verdadeiramente do sentido e do jogo de palabras que ela oferece, e da sua linguagem.

A poesia abre as portas às crianças ao mundo dos versos e das rimas, onde prevalece a expressão, e onde os jogos de palavras e a linguagem são os principais protagonistas.

O que traz a poesia para as crianças

A poesia infantil. Poesia para crianças

Através da poesia se pode mergulhar num mundo de expressão de idéias, sentimentos e emoçoes. Falar de poesia é falar de uma arte que se vale de diferentes artifícios como a profundidade, o ritmo e o som no uso da palavra.

Como aproximar as crianças à poesia

A poesia se reflete em cada criança de uma forma diferente. Cada criança dá um sentido personalizado ao que expressa o texto. O que antes era visto apenas como uma fonte espiritual do saber, hoje é visto como um grande instrumento para que as crianças aprendam a brincar com as palabras, com as rimas e ao mesmo tempo entender e expressar sentimentos e emoçoes. A poesia é uma grande via para aproximar as crianças à lectura.

Estimulação à lectura

Como todos sabemos, motivar às crianças a que leiam é muito beneficioso para o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Será ainda mais útil se damos a possibilidade às crianças de conhecerem diferentes gêneros literarios. A poesia é um deles. Se pode pensar, no início, que a poesia nao seja tao acessível para as crianças, pero tudo é uma questão de cómo a acercamos às crianças. A poesia pode divertir, motivar e dar prazer às crianças, de uma forma natural.

Poesias de autores brasileiros conhecidos

Como tudo na vida tem um princípio, te convidamos a conhecer algunas poesias infantis. Selecionamos algumas poesias de autores conhecidos pela sua colaboração ao mundo poético infantil e esperamos que gostem:

Cecília Meireles

Vinicius de Moraes