Conselhos para ficar grávida

Dicas de como planejar as suas tentativas para engravidar de acordo com o seu período fértil

Vilma Medina
Vilma Medina Diretora de Guiainfantil.com

Nem sempre uma gravidez é fácil. Muitas mulheres, por mais que se empenhem em ficar grávida não conseguem. Algumas chegam a se desesperar enquanto outras recorrem aos tratamentos de fertilidade ou experimentam alguns métodos e remédios caseiros.

Te damos algumas dicas de como planejar as suas tentativas para engravidar de acordo com o seu período fértil e outros métodos.

Conselhos para conseguir a gravidez

Como ficar grávida rápido

Comecemos com os remédios e truques naturais, os que recorriam nossas avós. É lógico que não se pode comparar a facilidade que elas tinham para ficarem grávidas, comparadas com as mulheres da vida moderna. O estresse, assim como o cansaço, as múltiplas tarefas e os horários incompatíveis de hoje em dia, muitas vezes são fatores que fazem da gravidez algo quase impossível.

 1- Método sintotérmico

Consiste em identificar os dias férteis e inférteis do ciclo menstrual a partir da observação da temperatura corporal basal e das sensações que o acompanham. Escolha um termômetro e comece a tomar a temperatura, na boca, ou via anal ou vaginal, quando a regra acaba, até a seguinte menstruação. Deve ser feita todas as manhãs na mesma hora, antes de levantar-se da cama. Fazer um gráfico, e anotar a temperatura todos os dias. A mulher saberá que ovulou quando , depois de várias temperaturas anotadas, aparece uma subida de, pelo menos, 2 décimos acima das seis anotações anteriores, e esta subida se mantém três dias seguidos.

Se você acrescentar dois dias antes do primeiro e dois dias depois do último, estes serão os dias de sua máxima fertilidade, os dias em que poderá ficar grávida se realizar uma relação sexual.

 2- A mucosidade cervical

O muco cervical, é uma mucosidade que é expulso do colo do útero ou cérvix, e que varia de textura segundo os dias do ciclo. Apresenta-se pegajosa nos dias prévios e posteriores à ovulação, e líquida com cristais durante a ovulação. Pode-se observá-la pela noite, antes de deitar. Desde sua observação, poderá conseguir uma gravidez.

 3- Métodos naturais e caseiros para ficar grávida

- Posição depois de uma relação sexual. Deve manter-se na cama, de boca pra cima e colocar uma almofada ou algo que mantenha o traseiro elevado; deve manter-se nessa posição por meia hora. Isso permitirá que o sêmen permaneça mais tempo no seu útero e ofereça mais possibilidades de que atuem.

- Alimentação sadia: Além de consumir alimentos ricos em proteínas e hidratos de carbono, dizem que a geléia real promove a fertilidade. O chá de calêndula tem efeitos similares. Limpa o trato vaginal de forma natural e pode regular o ciclo menstrual. Beba essa infusão diariamente, buscando ter relações sexuais especialmente nos dois dias de mais fertilidade.

- O controle mental: Sabemos que é muito difícil, mas você deve relaxar, deixar de lado essa ansiedade que te atrapalha e esquecer-se um pouco desse problema. Tenha paciência, afaste-se do estresse e da angústia, porque podem bloquear a fertilidade.

- Abandonar hábitos: De fumar e de beber. O álcool pode diminuir a imunidade. Busque levar uma vida saudável e sem vícios. 

A fertilidade também é coisa do homem

Além de todos esses métodos que a mulher pode utilizar para ficar grávida, é necessário que por mais que ela se empenhe em fazê-los e repetí-los, de nada adiantará se os espermatozóides do seu cônjuge não são abundantes e de boa qualidade. Portanto, a fecundação não é coisa só de mulheres. O estresse, o cansaço e a tensão também podem alterar a produção de espermatozóides.

Tanto o homem como a mulher que desejam uma gravidez saudável, devem cuidar da saúde.

Se depois de um ano de tentativa, não conseguir engravidar, o próximo passo é consultar um especialista. Existem diversos caminhos, igualmente válidos, para ser papai ou mamãe.