As estrias durante a gravidez

O que são as estrias e porque aparecem na gravidez

Vilma Medina

Vilma Medina

O aparecimento de estrias é um dos mais comuns problemas na gravidez relacionados com a pele. As estrias relacionadas com a gravidez são conhecidas no mundo médico como striae gravidarum, e usualmente começam a aparecer pelo segundo trimestre da gravidez, ocorrendo principalmente na zona do umbigo e espalhando-se pela barriga. Também podem surgir na barriga, coxas, parte superior dos braços e nádegas das mulheres grávidas.

Por que aparecem estrias durante a gravidez

As estrias durante a gravidez

Quando a gravidez é múltipla, ou seja, quando a mulher espera mais de um bebê, a probabilidade de apresentar estrias é ainda maior, já que a pele tende a se esticar muito mais. As estrias são essencialmente um “rasgar” da pele, resultado da desfragmentação do colagénio e das camadas elásticas da pele. As estrias podem aparecer no corpo de algumas mulheres grávidas por diversos motivos e causas. das causas desse incômodo, é o aumento do peso corporal.

Ganhar peso na gravidez é normal, nem que seja o peso do bebé, mas com esse peso, por vezes, vêm as estrias. As alterações hormonais também são fatores importantes, mas especialistas afirmam que o principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. O uso prolongado de altas doses de corticoteróides também é citado.

É importante frisar que isso não ocorre em todas as grávidas, e apesar de não ter como apagar as marcas da gestação, elas podem ser amenizadas. Com o aumento do peso corporal, as fibras de elastina e colágeno (responsáveis pela firmeza) que ficam na derme, quando não acompanham o aumento do volume corporal, rompem-se e isso se reflete na pele.

Como tratar as estrias na gravidez

O tratamento tem como objetivo melhorar a aparência e aspecto estético. As várias técnicas de tratamento de estrias, como dermoabrasão, intradermoterapia, peeling, subcisão, uso contínuo de alguns tipos de ácidos, visam estimular a formação de tecido colágeno nas lesões.

Tais tratamentos são procedimentos médicos e, portanto, só devem ser realizados sob orientação de um profissional qualificado, e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação.

Gravidez depois dos 35 anos

Gravidez depois dos 35 anos

A gravidez em mulheres acima dos 35 anos é muito frequente. As estatísticas confirmam um fenômeno que vem crescendo há alguns anos. A gravidez nessa faixa etária tem aumentado ano a ano, e afeta toda população mundial. Desde o final dos anos 70, houve um aumento significativo da taxa de bebês nascidos de mulheres de 35 a 50 anos de idade. Em aproximadamente 20 anos, essa taxa praticamente dobrou.

O exercício físico durante a gravidez

O exercício físico durante a gravidez

Ginástica durante a gravidez. A prática de uma atividade física está recomendada para a maioria das mulheres grávidas. É fundamental durante a gestação, porque traz benefícios tanto para o bebê como para a mulher, controlando seu peso, melhorando seu condicionamento físico, e atuando positivamente no seu estado de ânimo, psicológico e social.

Cuidados durante gravidez múltipla

Cuidados durante gravidez múltipla

Existem uma série de cuidados e precauções que uma mulher grávida, junto ao seu médico, pode tomar para melhorar sua saúde e a dos seus bebês. Está claro que uma mulher grávida de dois ou mais bebês tem uma margem de risco maior de sofrer complicações durante a gravidez. O parto prematuro é uma das preocupações que passam pela cabeça dos pais, assim como a possibilidade de que os bebês nasçam com alguma deficiência ou outro problema.

O ferro na gravidez. Anemia da gestante

O ferro na gravidez. Anemia da gestante

A anemia é, em alguns casos, um sintoma associado a outra doença, e afeta a mulher grávida, pois o risco de mortalidade materna pós-parto aumenta significamente. O ferro durante a gravidez.

As estrias durante a gravidez

As estrias durante a gravidez

O que são as estrias e porque aparecem na gravidez de muitas mulheres. O aparecimento de estrias é um dos mais comuns problemas na gravidez relacionados com a pele. Qual é o tratamento mais eficaz contra as estrias.

A pele da mulher durante a gravidez

A pele da mulher durante a gravidez

A pele da grávida é mais suscetível a algumas alterações. As mudanças hormonais, vasculares e imunológicas que surgem na mulher durante a gravidez, acabam provocando algumas mudanças muito visíveis em sua pele.

94 comentarios

  • Eliana

    2014-10-06 23:53:35

    Oiii Meuu Nome É Eliana Tenho 14 Anos Estou Gravida De 6 Meses uu q Eu Faço Com As Estrias..

  • Johnb581

    2014-06-07 10:46:32

    This is why Facebook games are becoming more popular. The ease of use and dissemination of content, tagging gcdgeddcdbdd

  • Johnd306

    2014-06-07 10:45:20

    weblog. Loads of gratitude sharing. debfcekeeadd

  • Johne64

    2014-06-07 10:43:46

    Heya im for the first time here. I discovered this board and I to uncover It truly helpful &amp it helped me out a whole lot. I hope to supply something back and aid other people such as you helped me. beaabbdebkdc

  • 2013-11-16 12:24:12

    onde posso comprar este creme chamado mustela preciso muito???obrigado bjs....

  • 2013-10-30 17:17:04

    tenho 22 anos estou gravida de 8 semanas, é minha primeira gestação estou com muito medo das estrias espero que essas dicas dão certo, abraços.

  • raquel cardoso motta

    2013-06-25 18:00:42

    oi estou c 8 meses e só percebi umas veias branquinhas bem d leve proximo ao umbigo mas bem poucas mesmo passo muito creme da natura emulsao mamãe e bebê porem acho q estou a ganhar muito peso pesava 65 e agora estou c 76 bjs

  • raquel cardoso

    2013-06-25 17:54:38

    oi estou c 8 meses e só percebi umas veias branquinhas bem d leve proximo ao umbigo mas bem poucas mesmo passo muito creme da natura emulsao mamãe e bebê porem acho q estou a ganhar muito peso pesava 65 e agora estou c 76 bjs

  • sirlene

    2013-04-28 01:42:38

    meu nome e sirlene eu estou gravida 7 meses eu estou usando o gel luciara para estrias Mas deu mesma sim e muito feio só Deus???

  • rafaela

    2013-03-24 21:54:54

    oi meu nome é rafaela tenho dezoito anos estou gravida de sete meses minha barriga está cheia de estrias,pior de tudo e que estão ficando escuras.o que faço???

Ad