O esporte e as crianças

A importancia do esporte no desenvolvimento da criança

Vilma Medina
Vilma Medina Diretora de Guiainfantil.com

Os benefícios do esporte para a saúde física e mental das crianças. É importante manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se você criar o hábito em seu filho na prática de esportes desde a primeira infância, pode ser que economize problemas quando a criança entrar na fase da adolescência.

O esporte ajuda as crianças a desenvolver-se física e mentalmente, a viverem saudáveis, e a relacionar-se de uma forma sadia com outras crianças.

O esporte no dia a dia das crianças

O melhor esporte para as crianças

Estar em forma é estar são. E essa é uma regra geral. Do mesmo modo que os adultos, as crianças devem encontrar e praticar um esporte que gostem. A princípio, pode custar-lhe iniciar e seguir o ritmo, mas se a criança conta com apoio, determinação e a segurança dos pais, tudo caminhará.

Não podemos nos esquecer que os mais pequenos devem fazer exercícios em que se divirtam. Desta forma, se notará uma melhora na sua auto-estima e a perda de algum medo que possa existir. O esporte não só é bom para a saúde física da criança, como também para a sua saúde mental. A prática esportiva a  ajudará a ter mais confiança em si mesma, a relacionar-se melhor com os demais, inclusive a superar alguma enfermidade como a asma.

Uma atividade física adaptada pode ajudar uma criança com problemas a relacionar-se melhor com o meio e a entender melhor o seu corpo.

Beneficios da prática do esporte na infancia

Conseguir que os filhos pratiquem um esporte é um desafio para muitos pais. Por isso é importante conhecer os benefícios que o esporte proporciona às crianças:

- O esporte mantém as crianças dispostas e dinâmicas.

- É um meio de brincadeira para as crianças.

- Elas aprender a diferenciar o vencedor do perdedor.

- Desenvolvem a interação social. Fazem amigos.

- O esporte estimula o intelecto da criança.

- O esporte proporciona estabilidade emocional na criança.

- Fomenta a destreza corporal da criança com movimentos como saltar, correr, balançar, rastejar, escalar, etc.

- Aumenta o equilíbrio e a estabilidade corporal.

- Melhora o estado físico evitando o sedentarismo e consequentemente a obesidade infantil.

- Ensina valores como o respeito, a paciência e a perseverança às crianças.