Massagens em bebês e crianças

Shantala: a massagem terapêutica para os bebês

Vilma Medina

Vilma Medina

Nada melhor que uma massagem para cuidar do seu bebê, para relaxá-lo, e demonstrar-lhe todo seu carinho e amor. A massagem para bebês tem um nome: Shantala, conhecida como a massagem terapêutica para bebês. Sua origem reside na Índia, onde um obstetra francês, Dr. F. Leboyer, esteve observando uma mãe massageando seu bebê.

O médico ficou encantado com a força dos seus movimentos, e com os benefícios que estes davam ao bebê, e decidiu importá-la para o ocidente e batizar toda a sequência de movimentos com o nome daquela mulher: Shantala. A partir daí a massagem faz parte dos costumes de muitas sociedades. 

Shantala para bebês 

Segundo o Dr.F. Leboyer, ser carregados, ninados, acariciados, tocados, massageados, cada uma dessas coisas é alimento para as crianças pequenas, tão indispensáveis  quanto vitaminas, sais minerais e proteínas.

A massagem infantil faz com que as crianças se acalmem, adquiram resistência no organismo, tranquilidade no sono, e tenham um desenvolvimento psíquico positivo. É um dos momentos preferidos dos bebês. Durante as massagens, os bebês sentem uma sensação muito agradável porque não se trata somente do contato de peles, mas também de sentir sensações através da audição, olfato, e da visão. Se a massagem faz parte de uma rotina diária, o bebê saberá, por exemplo, que depois do banho e antes que ponham sua roupinha, alguém (seja a mãe, o pai ou outra pessoa) lhe proporcionará este momento tão esperado.

Ao assistir sua mãe esfregando as mãos com óleo ou creme, o bebê já se sentirá preparado para viver a agradável experiência da massagem. Nesses breves minutos, o bebê encontrará a paz e desfrutará de um enorme prazer. A maioria dos bebês amam o contato físico. Não é de se estranhar que as massagens tenham um efeito tão calmante e relaxante para eles.

A reflexologia em bebês, crianças e grávidas

A reflexologia em bebês, crianças e grávidas

A Reflexologia é uma ciência que se baseia no princípio de que existem zonas refletidas nos pés e nas mãos que se correspondem com todas as glândulas, órgãos e partes do corpo. Ela é indicada para bebês, crianças e gestantes.

A Reflexologia Podal em bebês

A Reflexologia Podal em bebês

A Reflexologia Podal, que pode ser realizada em adultos, lactentes e crianças, é, em essência, a mesma. A diferença está na sensibilidade e formação do massoterapeuta, e na implicação dos pais no processo.

10 idéias para se conectar com o seu bebê

10 idéias para se conectar com o seu bebê

Estabelecer uma conexão profunda com o bebê desde as primeiras etapas do seu crescimento é básico para transmitir-lhe toda a segurança e confiança necessárias e, sobretudo, conseguir que cresça feliz.

Benefícios da reflexologia e massagem em crianças

Benefícios da reflexologia e massagem em crianças

Praticar Reflexologia e Massagem Infantil nos primeiros anos de vida dos nossos filhos é extraordinário. Seus benefícios físicos e emocionais são uma realidade.

17 comentarios

  • julia

    2015-01-16 23:05:14

    minha filha ta cheguando

  • Bia

    2013-11-11 22:26:57

    Nossa tem um belo resultado,porém você só consegue se o bebê relaxar bem....meu filho tem 3 meses e já fiz algumas vezes e nossa ficou calminho .

  • jessica

    2013-09-17 19:54:47

    Parabéns pelo site ,ele é ótimo e tira todas as duvidas principalmente das primíperas.já sou mãe de duas crianças e fiz laqueadura,no momento estou consultando o site para uma amiga.

  • bianca

    2013-06-06 23:42:12

    kkkkkkkkkkkkkkkk jogo ingraçado

  • 2012-06-21 20:27:09

    muito bom vou fazer no meu proximo filho que vai nascer

  • juveni Alves dos Santos Bicalho

    2012-05-03 14:35:20

    ola; tenho um bebe de um ano e dois meses, muito agitado durante o dia e durante a noite dorme muito pouco preciso urgentemente aprender uma massagen q o deixe relaxado me ajudem por favor .

  • karol

    2012-05-02 19:17:53

    eu tenho 1filho com o meu esposso igo mais eu quero sabe quando o meu bebe tem muita do de bariga oq ue ser presisa sabe em

  • hilary

    2012-05-02 19:14:56

    eu nao tenho filho mais eu vol te um com o meu namoraddo o fabio mais eu quero umas dicas pq quando eu tiver filho pra mim ficA SABEM

  • cindy

    2012-01-14 12:51:29

    muito legal essa massagen

  • Vania Lucia de Souza Rodrigues

    2012-01-03 16:16:47

    Oi boa noite: Tenho um bebe de um ano e sete meses, e quero aprender como masageá-lo, e com detalhes preciso muito saber pois ele as vezes ñ dormi e fica acordado até amanher. Quando é dia dormi, quero muito umas dicas. Obrigada e boa noite. Espero respostas.

Ad