Alimentação no primeiro ano do bebê

Conheça como se deve alimentar a um bebê, mês a mês

Vilma Medina

Vilma Medina

O primeiro ano do bebê é uma constante aprendizagem para ele e seus pais. O bebê aprende a mover-se, a relacionar-se, a comunicar-se..., como também a comer. O leite materno ou a mamadeira é a sua alimentação inicial.

Depois de um longo período de exclusiva amamentação, o bebê começará a provar papinhas, sopas e frutas. Será uma etapa de adaptação, uma atrás de outra. O importante é ter paciência e persistência para que o bebê descubra cada sabor de uma forma tranqüila.

Alimentação nos primeiros 6 meses do bebê

Alimentaçao no primeiro ano do bebê

Durante os primeiros 6 meses de vida, a alimentação do bebê é basicamente de leite, materna ou de mamadeira. Nada de água, nem chás, nem sucos, só leite. O leite já fornece tudo o que é necessário para a saúde do bebê. O leite hidrata e aumenta a imunidade da criança.

De todos modos, o pediatra do seu bebê dará orientação sobre o tipo e a quantidade de leite para cada dia e mês, e ao mesmo tempo, identificará se existe algum tipo de problema alimentício como a intolerância ou alergia.

Se é possível, o leite materno é o mais indicada para o bebê porque além de suas propriedades nutricionais, dar o peito ao bebê estimula o vínculo materno.

Nada de substituir o leite materno pelo leite de vaca integral. Se não é possível dar o peito ao bebê, o recomendável é fornecer fórmulas infantis prescritas pelo pediatra.

Alimentação a partir do sexto mês de vida do bebê

A partir do sexto mês de vida do bebê, o leite segue sendo básico, e se pode introduzir o glúten na sua alimentação. Esta etapa é muito importante na dieta de uma criança. É quando os pais devem introduzir as papinhas na rotina alimentar do bebê, tanto doces como salgadas. Normalmente são quatro mamadas para duas papinhas.

É importante não utilizar o liquidificador para triturar as frutas ou verduras. Os pediatras dizem que o melhor é que a papinha fique pastosa para que o bebê possa ir se acostumando com novas texturas. O melhor, no início, é raspar, ralar, espremer, peneirar ou amassar os alimentos.

Ao principio, se deve evitar as frutas ácidas. Melhor a laranja, a lima, a pêra, maça…, e de preferência que sejam frescas e da estação.

As primeiras papinhas e sopas do bebê

A primeira papa salgada deve ser oferecida ao bebê junto com a doce. Se pode usar cereais, leguminosas, carne (frango e de vaca), verduras e legumes. O óleo vegetal deve ser usado o mínimo possível.

Uma das primeiras sopas para o bebê pode ser com batata, cenoura, caldo de músculo, cebola, sal e azeite. Se pode incluir algumas folhas e algo de carne. O importante, antes de introduzir um alimento novo na dieta do bebê, é consultar com o pediatra, e usar produtos frescos.

Alimentação a partir do nono mês de vida do bebê

Do nono até o primeiro ano de vida do bebê, se pode oferecer alimentos com mais consistência, para estimular a mastigação. Se deve oferecer pequenos pedaços de fruta, de pão, e de outros alimentos que obriguem ao bebê a mastigar.

Conselhos para a  alimentação do bebê

-Água. A partir dos seis meses, o bebê pode começar a tomar água e sucos naturais, sem açúcar e bem diluídos, como máximo 100 ml/dia, e no copo.

-Se deve ter muito cuidado com a higiene na alimentação do bebê, tanto com os alimentos como com os objetos que utilizarão os pais para dar de comer ao bebê.

-Muita paciência na hora de oferecer um alimento novo ao bebê. O ambiente deve ser o mais tranqüilo possível, na hora de comer.

-Evitar dar prêmios ao bebê quando ele coma tudo.

A merenda das crianças

A merenda das crianças

O que dar de merenda para os filhos. Da mesma forma que o almoço e a janta, a merenda é uma necessidade diária que não se pode pular nem ignorar. Quando seu filho sai do colégio, depois de um largo período de atividades escolares, a primeira coisa que deve fazer é merendar. Ao fazer essa parada, seu filho se sentirá mais relaxado, e ao alimentar-se bem estará recuperando as energias que tanto necessita para continuar dando saltos por aí.

Alimentação de verão para as crianças

Alimentação de verão para as crianças

Como alimentar as crianças na época mais quente do ano? O cuidado com a alimentação nas épocas de mais calor do ano é algo que a gente, os pais, não devemos esquecer. A alimentação é tão importante como o sono e como as atividades, para que as crianças gozem de boa saúde.

Bebês e crianças celíacas

Bebês e crianças celíacas

A celíaca, é uma das doenças intestinais crônicas mais comuns. É a doença que ocorre com mais frequência na Europa. Segundo a Federação de Associações de Celíacos da Espanha (FACE), um de cada 200 ou 300 nascidos vivos na Espanha, pode sofrer dessa doença.

Dieta sem glúten para crianças e bebês celíacos

Dieta sem glúten para crianças e bebês celíacos

A dieta sem glúten deve iniciar-se depois de haver sido realizada uma biopsia intestinal e que se demonstre que existe, sem dúvida, a intolerância ao glúten. A dieta deve ser seguida estritamente durante toda a vida, eliminando qualquer produto que contenha glúten.

Como alimentar uma criança que está doente

Como alimentar uma criança que está doente

Quando as crianças estão doentinhas, ou seja, apresentam algum resfriado, tosse, febre, assim como võmitos ou diarréia, é muito normal que não queiram comer. No entanto, elas não podem deixar de comer, e por isso é importante saber com que alimentá-las segundo a doença que tenham.

O bebê prematuro

O bebê prematuro

No momento do seu nascimento, todos os bebês são classificados em função da quantidade de semanas que esteve em gestação. Considera-se um bebê prematuro o que nasce antes das 37 semanas de gravidez.

69 comentarios

  • 2017-02-25 03:18:35

    Senhora, bebes NAO PODEM tomar leite INTEGRAL. Os bebes com menos de um ano devem tomar leite modificado, que è muito mais leve. Leite integtal da vaca compromente, todo o trato digestivo do bebe, è uma sobrecarga tremenda para os rins dels. Nao è a toa que ele esta com colica

  • 2017-02-25 03:15:33

    nao sei se ele precisa de mingau viu...eu mesma acho que nao. ja ta bom assim, tv uma fruta

  • denise

    2017-02-25 03:14:38

    bem, primeiro conte a sua mae. dp è estranho ele nao querer tomar leite, ele nao ter fome.....o ideal sera levar a um medico ou posto de saude. retorne para mim depois. me chamou atencao vc cuidar de seu irmaozinho. Boa sorte

  • 2016-03-28 23:51:51

    Leite integral para bebe de 4 meses não dá certo, tem que dar fórmula..talvez por isso as colicas.

  • ravane

    2015-07-23 20:25:19

    ajuda....meu filho tem 20 dias nao mamou toma leite nan da nestle e tem muita dificuldade de evacuar.

  • ravane

    2015-07-23 20:16:43

    ola,meu filho tem 20 dias e nao mamou toma leite nan da nestle e tem dificuldade de evacuar.

  • Rafael

    2015-06-02 19:15:44

    Aleitamento materno "exclusivo" até os 6 meses de vida, e a partir daí começar a inserir as papinhas de preferência com frutas amassadas.

  • Alessandra Almeida

    2015-04-14 15:19:28

    Olá tenho uma bebe de 1 ano ela já mama mamadeira e como comida, só que ela mama muito pouco quero saber se isso e normal só que ela come bastante comida de sal.

  • Luciane

    2014-11-24 13:19:04

    Oi, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ele não está querendo mais tomar o leite, mas isso aconteceu depois que deu uma febre que durou o dia inteiro e depois de uma semana ele deu diarreia e vomito e seus dentinhos da parte de trás estão nascendo, será que não tomar leite teve alguma coisa relacionado a isso?

  • FERNANDA

    2014-11-13 22:27:03

    EU NÃO GOSTEI!!!!!!!!!!! NÃO FALA DOS ALIMENTOS QUE O BEBE TEM QUE COMER NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA!

Ad