Aleitamento materno

Vilma Medina

Vilma Medina

O leite materno é o melhor alimento que uma mãe pode oferecer ao seu filho recém-nascido. Não só pela sua composição, mas também pelo vínculo afetivo que se estebelece entre a mãe e seu bebê durante o ato de amamentar.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê 

O leite materno contém tudo o que a criança precisa durante os primeiros meses de vida. O leite protege o bebê de muitas doenças, como catarro, pneumonia, diarréias, otite, infecções na urina, inclusive outras futuras como asma, alergia, obesidade, etc. Favorece também à mãe. As mulheres que amamentam perdem o peso ganho durante a gravidez mais rapidamente, e dificilmente sofrerão de anemia ou hipertensão e depressão pós-parto.

Somando mais algumas vantagens, pode-se dizer que o leite materno é um alimento ecológico. Não se fabrica, não é colocado em vasos, nem tem que ser transportado, evitando assim o gasto de energia e a contaminação do meio ambiente. Para a família é uma grande economia. O leite materno não constitui um gasto econômico.

Por todas essa razões e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Academia Americana de Pediatria (AAP), o leite materno é recomendado como alimentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida da criança e deve ser dado com as comidas complementares adequadas até os 2 anos de idade ou mais.

Dar o peito

Quanto antes melhor. É importante que se ofereça à criança o peito na primeira meia hora depois do parto. Depois da primeira hora, o recém-nascido pode ficar adormecido por umas horas. Durante este tempo, é recomendável que o bebê fique junto de sua mamãe para que se estimule o contato pele com pele entre ambos. Assim, pode oferecer-se o peito assim que a criança esteja disposta a mamar, e não somente quando chorar. O choro é um sinal tardio de fome. 

Não se deve esquecer de que o recém-nascido são não necessita de mais líquidos do que obtém do leite de sua mãe. Não é necessário nem recomendável oferecer água nem soluções de soro glicosado. Antes de dar-lhe “suplementos” ou qualquer outro alimento do que o leite materno, deve-se consultar o pediatra.

Da lactância à papinha

Da lactância à papinha

Passar de dar o peito e a mamadeira à papinha requer paciência. Até os 6 meses do primeiro ano de vida é estritamente necessário amamentar os bebês devido a que se complete a formação de suas funções intestinais por esta via (por exemplo, as enzimas que se encontram no estômago e intestino).

Alimentação para bebês de 0 a 4 meses

Alimentação para bebês de 0 a 4 meses

Uma boa alimentação assegura um bom crescimento da criança.O leite materno ou fórmula de início 1 se administrará cada 3-4 horas. A mãe deve lavar as mãos com água e sabão antes de cada mamada. 

Amamentar é a melhor prevenção contra as alergias

Amamentar é a melhor prevenção contra as alergias

Dar o peito aos bebês é a melhor prevenção contra as alergias na infância. As crianças que foram amamentadas pelo menos até o sexto mês de vida, têm menos probabilidades de ter alergias. Além disso, uma mãe que evita o leite de vaca, os ovos, as nozes e o amendoim enquanto amamenta, pode prevenir condições relacionadas com alergias, incluindo eczema, em algumas crianças.

Os benefícios da amamentação para a mamãe

Os benefícios da amamentação para a mamãe

Os benefícios da amamentação para a mamãe. Dar leite materno ao seu filho é muito mais que dar um alimento, é uma proteção para ele e para ti, e um equilíbrio orgânico.

27 comentarios

  • Lucinha

    2014-09-04 18:14:59

    Meu bebe tem 3 meses e esta pesando 6,750 kg,ele mama so no peito e estou com medo que ele fique obeso. Isso pode acontecer? ou é normal?

  • JOICE

    2014-02-12 16:47:21

    OLA BOA TARDE ,MINHA FILHA TEM APENAS 3 ANOS DE IDADE E PEREU O INTERESSE PELO LEITE OQ DEVO FAZER

  • janecleide porfirio da silva

    2013-12-02 16:01:04

    adoro amamenta é uma satisfaçao que mim completa tive 3 filhos tenho uma de 18 anos um 17 anos outro 3 meses nunca dei mamadeira só peito leite materno para mim é o melhor alimento para bebe

  • Adriana Silva

    2013-10-08 03:37:00

    Olá,meu bebe tem sete meses e acorda de hora em hora pra mamar de madrugada,já tentei de tudo mas ele nao pega mamadeira,por favor me ajudem quero muito dormir rsrsrsrs.Desde q ele nasceu é assim nem em tempos de frio ele dorme bem.

  • alana

    2013-09-29 04:51:04

    minha filha tem 7 meses e não quer comer nada a não ser mamar no peito.não sei mais o q fazer.

  • Daniela de Melo Coaracy Souza

    2013-07-04 23:00:56

    Minha bebe acabou de fazer 4 meses hoje 04/07/2013, já devo dar papinha para ela? A fruta se for o caso seria qual?

  • Katia Farias

    2012-11-07 06:19:27

    Bom dia!meu bebê tem 1ano e 5meses e não sei mais o que fazer.Ele não dorme sem o peito,antes almoçava,jantava e agora só quer o mamar..Por favor preciso de ajuda para desmamar. No aguardo,

  • Lorena Crystyna

    2012-10-08 08:19:37

    Meu filho tem 1 ano 6 meses, mama até hoje, porém desejo tirá-lo do peito mas ele não larga por nada. Já passei tudo q me ensinaram no peito, mas mesmo assim ele mama. Ele está com baixo peso (8,700KG), estou muito preoculpada. Ele não come nada e já não sei mais o q faço, me dê uma orientação e dicas sobre o q faer para ele comer. Obrigada!

  • Vanessa Souza

    2012-04-16 21:22:17

    Ola.Tenho uma filha de 7meses ela come papinhas de frutas e sopas mais a mama.não dei peixe ainda, posso dar como.

  • queren

    2012-03-04 09:47:53

    ola,tenho um bebê q vai fazer 7 meses agora dia 10 de março,ele mama no peito,nao quer de jeito nenhum comer papa ou sopa,é uma luta dar sopa a ele,ele chora e ate vomita,so q comecei a trabalhar,e dou a ultima mamada de manha as 7:00 e so chego em casa as 16:00,e nesse periodo ele nao quer comer nada,nem fruta,nem papa emto menos sopa,ai quando chego ele so quer peito,ja nao sei mais o q faço pra ele comer,me ajude mandando receitas e dicas por favor,obrigada...

Ad