Adoção de um filho

Filhos adotados: Pais e mães que querem adotar um menino ou uma menina

Vilma Medina

Vilma Medina

Se está pensando em ter filhos, e o caminho escolhido for a adoção, o primeiro é informar-se acerca dos trâmites que terá que realizar.

Desde o ponto de vista jurídico, a adoção se trata de um conjunto de direitos e obrigações derivados do processo e a situação de filiação que se estabelece entre uma família e outra pessoa. Mas é um erro pensar somente nos trâmites e em tudo o que acarreta a parte burocrática. O mais importante é a decisão e a segurança que deve ter para dar este passo tão importante. Adotar ou ter um filho biológico é o mesmo. Diferem-se somente no relacionado à burocracia e ao tempo.

Filho adotado

Se vai adotar um filho, seguramente pensarás uma ou outra vez em: como vai reagir seu filho ou sua filha? que cuidados especiais necessitará? como será seu primeiro encontro com ele ou ela? Adotado ou biológico, um filho muda a vida dos pais. Sua vida experimentará uma mudança radical; haverá um menino ou uma menina que agora te espera em casa e depende absolutamente de você. Adotado ou não, as crianças precisam de muito amor, e como todos terão o direito de conhecer sua identidade e suas origens, no momento certo.

Para alguns, ter um filho adotado significa um ato de solidariedade. Mas para outros, e muitos felizmente, representa apenas uma forma, um caminho escolhido para serem pais e formarem uma família. O que deve estar claro é que um filho será sempre um filho, seja qual tenha sido o lugar ou a circunstância do seu nascimento.

A adoção segundo a idade das crianças

A adoção segundo a idade das crianças

A verdade acima de tudo. As conversas com seu filho deverão ser adequadas à sua etapa de desenvolvimento, temperamento e influências externas. Os filhos adotados durante sua infância experimentam a dor da separação de seus pais biológicos. Todas as crianças adotadas devem ajustar-se às novas imagens, novos sons, novos odores e novas experiências. Durante as primeiras etapas de comunicação, os pais têm uma perfeita oportunidade de começar a compartilhar com a criança o tema da adoção de uma forma tranquila e cômoda, para construir assim os cimentos de futuros diálogos.

Adoção de um filho

Adoção de um filho

Filhos adotados. Pais e mães que querem adotar um menino ou uma menina. Se está pensando em ter filhos, e o caminho escolhido for a adoção, o primeiro é informar-se acerca dos trâmites que terá que realizar. Desde o ponto de vista jurídico, a adoção se trata de um conjunto de direitos e obrigações derivados do processo e a situação de filiação.

Ajude seu filho a entender a adoção

Ajude seu filho a entender a adoção

A adoção: como explicá-la aos filhos. Antes de querer que seu filho se aceite como filho adotado e que compreenda, melhor explicar, através de contos, o que é a adoção. É necessário deixar claro que adotar é apenas uma forma a mais de ter um filho. Como esse contexto existe uma infinidade de contos. Logo, se parte do seu filho o interesse em saber como e onde nasceu, etc, há que explicá-lo pouco a pouco, segundo sua curiosidade e grau de entendimento.

Explicar a adoção ao filho adotado

Explicar a adoção ao filho adotado

Quanto mais à vontade se sinta alguém adotado em seu ambiente familiar, tanto mais feliz se sentirá a criança adotada. O contexto de adoção inclui um meio ambiente de socialização da criança: a estrutura familiar e a prática na criação de crianças, as atitudes familiares relativas à adoção e comportamento, e a atitude geral a respeito de adoção em uma comunidade grande. Este contexto pode ajudar a prever como um indivíduo vai viver o “ser adotado”. O meio ambiente familiar começa desde o momento em que a criança chega à casa.

Etapas para adoção em Portugal

Etapas para adoção em Portugal

Quais são as etapas para adoção em Portugal? Quais são as etapas seguintes para a apresentação da candidatura para a adoção?Dirija-se à entidade competente: Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, se residir nesta cidade;Instituto de Acção Social, se residir nos Açores; Centro de Segurança Social, se residir na Madeira.

Nova lei brasileira de adoção

Nova lei brasileira de adoção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 03 de agosto de 2009,  a nova lei nacional de adoção, aprovada pelo Senado na noite do dia 15 de julho. O que se discute é se a nova lei vai facilitar ou não a adoção no Brasil.

371 comentarios

  • Maria Cristina

    2017-08-14 03:21:14

    Eu tenho duas filhas mulher mais queria muito ter um filho homem mais agora só se Deus me abençoa a adotar um

  • Michele

    2016-08-05 01:04:35

    Olá Andréia meu nome é Michele e estou grávida mas n posso ficar com a criança pois estou sem condições de criar por favor entre em contato comigo no 11 943883492 ou no 951367604

  • Andreia

    2012-10-02 22:30:55

    oi meu nome é Andreia, tenho 27 anos e 8 anos de casada. Já fiquei gravida 2 vezes logo no inicio de casamento mais perdi, depois não fiquei mais. Fiz tratamento, mais nada deu certo. Quero muito filho(a). Eu e meu esposo estamos nos cadastrando para adoção.. se alguem estiver gravida e não queira seu filho me avise.. E que seja verdade, porque brincar c/ os sentimentos das pessoas é muito feio.. è meu grande desejo abraçar meu filho(a)..

  • michelle

    2012-09-29 11:06:21

    Tenho passado por um momento dificil, nunca pensei que isso podia acontecer, mas para nao ter dar meus filhos, vejo como uma saida uma famila que fique com meus filhos por algum tempo ate eu me estabilizar. Tenho dúvidas, pois sempre cuidei muito bem deles, mas estou com dificuldade de conseguir um emprego, tenho um filho de 8 anos, uma menina de 6 e um de 1 ano, eles são lindos, sempre sou elogiada pelo cuidados com eles, mas ninguem sabe a trsiteza que sinto por nao ter mais condiçoes de cuidar deles sozinha., se alguem souber de alguem q possa ajudar, agradeço.

  • iris

    2012-09-17 18:15:40

    ola meu nome é iris tenho 29 anos e gostaria de adotar um bb do sexo masculino ja tenho uma filha de 4 anos q tbm foi adotada por transferencia de guarda e hj quero um menino pra completar a nossa familia, sou de fortaleza mas estou disposta a viajar pra onde for preciso ou trazer a pessoa para ca se ela quizer. se tem alguma mae q esteja gravida e queira dar seu filho pra adoçao concidere meu caso e entre em contato comigo. meu e-mail pe [email protected]

  • Edna

    2012-09-17 12:56:57

    Gostaria de conhecer casais que querem muito adotar um bebê que ainda vai nascer, pessoas sérias e honestas.somente nessas condições me enviem email.

  • VALERIA

    2012-09-11 10:35:58

    minha familha queremos muito adotar um bebê recém nascido manino por que minha mãe passou mal

  • ana cristina

    2012-09-05 20:10:06

    quero ser mae e nao concigo ter filho porisso te pesso mim ajude a adotar um bebe

  • Julia

    2012-09-03 13:36:57

    Gostaria de saber se o bebe e de verdade se for queria saber onde e adoração

  • marcos

    2012-09-03 10:45:40

    oi Bom dia tenho 26 anos moro no Brazil sou uma pessoa tranquila de grandes qualidade. tenho um grande sonho de conhecer o Brasil e o mundo, mais as minhas condições financeira não me ajude,, se tiver um casal ou uma mulher que esteja querendo fazer amizade e achando que a sua vida não tem mais graça pois o seu maior sonho de ter um filio não pode ser realizado, então faça um pessoa feliz talvez vc pode encontra a sua felicidade no meu sorriso, quero novos pais !!! sei que estou grandinho pra ser adotado.mais o que importa é ser feliz,, um abraço que Deus o todo poderosos possa realizar dodos o sonhos de vcs pois só ele tem todo poder ..

Ad